Três perguntinhas fáceis antes de comprar

Muita gente vem demonstrando um interesse maior quanto ao consumo inteligente, voltado a sustentabilidade. Mas nem sempre é fácil determinar o que é realmente uma compra inteligente. A maioria das vezes compramos por impulso, sem pensar.
Por isso o ideal é, antes de comprarmos um ítem qualquer, respondermos às seguintes perguntinhas:

1) Isto vai tornar meu dia-a-dia melhor?
2) Isto pode influenciar minha vida ( inclusive minha saúde*) de forma positiva?
3) Isto é realmente necessário?

Se a resposta for sim para todas elas, esta é uma compra que vale. Se não para pelo menos uma, vale uma segunda repensada. Se for não para todas, desista, não vale a pena.

* Saúde é bem-estar físico, psíquico e social segundo a OMS.
 

 

UVB no site do INPE
Quando se fala em radiação solar, raios UV, muitas pessoas ainda acham que isto não tem nada a ver com elas, pois é tão abstrato que se torna difícil traduzir em atitudes concretas. A coisa que todas elas sabem é que o preço do protetor solar é alto e o quanto são incômodas as queimaduras, depois que elas já aconteceram. Algumas já tem o conceito do famigerado câncer de pele, mas como tudo só acontece na casa do vizinho, então a maioria deixa de se proteger adequadamente.
Vou deixar bem claro que quantidades moderadas de sol fazem bem à saúde. São importantes para o humor e para a síntese de vitamina D. Mas fritar ao sol não é uma coisa sábia, nem desejável. Raios UVA te envelhecem (você fica uma UVA PASSA) e raios UVB e UVC te dão câncer.
Importante é saber que bloqueadores solares têm efeitos colaterais, mas que a relação entre o risco e o benefício ainda fala em favor de seu uso, em especial em lugares onde a incidência de radiação ou a exposição individual são altas.
Bem, o que motiva este post é o fato que agora o INPE, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (http://www.inpe.br/), disponibilizou para consulta a incidência de Radiação Solar em seu site além de uma tabela indicativa da quantidade de tempo de exposição de acordo com o tipo de pele:

http://www.dge.inpe.br/ozonio/calendaruvb.htm

É utilíssimo. Além disso se você quiser consultar em tempo real a incidência de radiação ou a quantidade de ozônio você pode ir ao seguinte endereço:

http://www.dge.inpe.br/ozonio/index.htm

Lembre-se: crianças menores de 6 meses não devem usar bloqueadores solares! Assim sendo, jamais expor seus filhos ao sol sem proteção adequada ou em horário crítico.
Superfícies como areia e cimento são muito refletoras, não basta só estar na sombra.
Respeite sempre a tabela de exposição.
Boas férias, evitando a radiação direta entre as 10:00 e as 16:00h.
[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]



Meu Perfil
BRASIL, Sudeste, Mulher, de 36 a 45 anos, Italian, English, médica, mãe